Educação Corporativa
Estilos de Liderança: O seu julgamento é mais importante do que o seu estilo

Estilos de Liderança: O seu julgamento é mais importante do que o seu estilo

Cada líder possui estilos de liderança preferenciais, mas o mundo atual não aceita mais uma solução única para todos os cenários.

Enfrentamos o desafio de viver em um mundo globalizado, com uma vasta diversidade cultural, um maior número de trabalhos em equipes, demandas mais intensas e frequentes, e os resultados devem ser rápidos para garantir a sobrevivência e prosperidade dos negócios.

Existem diferentes estilos de liderança, e cada profissional possui suas preferências baseadas nos seus traços de personalidade, nas suas forças pessoais, nas competências e experiências adquiridas ao longo de sua carreira. Cada situação organizacional demanda do líder uma abordagem diferente, um estilo que seja mais adequado. De acordo com Goleman (2014), existem seis estilos de liderança, com diferentes componentes de inteligência emocional: Visionário, Coaching, Afiliativo, Democrático, Marcador de Ritmo e Coercivo.

Dos seis estilos abordados no estudo, apenas os quatro primeiros apresentam melhor impacto no clima e nos resultados organizacionais. Os demais, apesar de também serem eficientes em determinados cenários, não produzem resultados tão positivos para a organização, principalmente no longo prazo.

Líder Visionário

É um líder entusiasmado, que tem uma visão clara para onde deseja ir. Para o líder visionário, é fundamental inserir essa visão do futuro no planejamento organizacional. Ele motiva os profissionais a realizar a missão da organização, deixando claro como o trabalho de cada um impacta nos resultados empresariais. De todos os estilos, é o mais eficaz para a organização. O excesso de uso deste estilo pode gerar controle além do necessário e ser visto como autoritarismo. Quando o time é mais experiente do que o líder, pode gerar desestímulo.

Líder Coaching

O foco deste líder está em desenvolver as pessoas, em concentrar os esforços no aperfeiçoamento ou criação de novas habilidades para atingir os resultados esperados. O líder que possui o estilo coaching busca identificar as fortalezas do seu liderado e o estimula a usá-las na conquista das metas organizacionais. De acordo com Goleman (2014), apesar da importância do estilo coaching e dos resultados que pode atingir, ele é menos utilizado pois os líderes justificam que num mercado competitivo, nem sempre tem-se o tempo necessário.

Líder Afiliativo

O líder do estilo afiliativo possui um apreço especial pelas pessoas e pelas relações, mais do que pelas metas e tarefas. Ele busca os resultados empresariais através do desenvolvimento dos vínculos emocionais e melhorando o clima organizacional. O excesso de uso do estilo afiliativo pode levar a equipe a um desempenho medíocre, uma vez que o foco exacerbado nos aspectos positivos, pode mascarar pontos importantes para o desenvolvimento profissional e uma cultura permissiva de falta de comprometimento com a melhoria contínua.

Líder Democrático

O líder que utiliza o estilo democrático, compartilha as informações com seus colaboradores para, mais do que informar, buscar conhecer a visão de cada um. A escuta ativa é uma forte característica de quem pratica esse estilo de liderança. Ao praticar a escuta ativa de seus colaboradores, o líder democrático ajuda a construir um ambiente de confiança, respeito e reconhecimento do valor de cada um. Embora este estilo seja muito eficiente para eliminar ou minimizar impactos que poderiam ser provocados por decisões conduzidas por outros estilos, como o excesso do visionário, ele demanda mais tempo para a construção de uma solução, e corre-se o risco de gerar um desgaste devido a várias reuniões e uma busca inviável de um consenso.

Líder Marcador de Ritmo

Durante as pesquisas, apesar do estilo marcador de ritmo apresentar características nobres que “qualquer empresa gostaria de ter”, como definição de altíssimo padrão de desempenho, tendo o líder como principal exemplo em fazer sempre mais, melhor e mais rápido, os resultados não foram positivos. O estilo marcador de ritmo funciona bem quando o líder encontra pela frente uma equipe altamente qualificada e automotivada, necessitando de pouca orientação. O alto nível de controle exercido pelo líder com este estilo, desestimula a inovação, e na sua ausência, profissionais menos experientes ficam sem direção.

Líder Coercivo

O estilo coercivo lidera através do medo, ameaças e imposições, com baixíssimo nível de tolerância. Nenhuma dessas características estimula a melhoria do clima organizacional. Possíveis resultados de curto prazo podem não ser sustentáveis nos médio e longo prazos. Dentre todos os estilos apresentados, este é possui o menor nível de eficácia. O nível de engajamento e comprometimento dos liderados torna-se demasiadamente baixo. Apesar de tantos descritivos negativos, ainda é possível utilizar este estilo em determinadas situações, como nos casos da necessidade de uma mudança radical de uma cultura organizacional infrutífera, induzindo novas formas de trabalhar.

Mas por que o julgamento dos estilos de liderança é tão importante?

Liderança é relacionamento! A qualidade dos relacionamentos é influenciada pela forma com que o líder realiza as tomadas de decisão. Os relacionamentos impactam diretamente o clima organizacional, que por sua vez possui uma correlação direta com os resultados financeiros, como vendas, crescimento de receita e rentabilidade (Goleman, 2014).

O líder deve desenvolver a capacidade de julgar adequadamente as diferentes situações organizacionais, as características dos profissionais envolvidos, como usar melhor o seu tempo e energia e de sua equipe para a situação correspondente. Não existe um estilo de liderança perfeito, ou o que se ajuste à todas as situações. Além disso, a subutilização ou uso em excesso de cada estilo, pode levar a organização a não alcançar os resultados esperados.

Algumas dicas úteis na escolha dos estilos de liderança a serem adotadas:

  • Conheça o seu estilo de preferência. Ele pode te ajudar a fluir melhor nas situações onde seja mais adequado. Da mesma forma, você precisa saber quando não utilizar o seu estilo;
  • Entenda a estrutura e os valores da organização. Uma empresa que tem como inovação entre seus valores, por exemplo, precisa de líderes dispostos a motivar o seu time a arriscar e lidar com a frustração;
  • Conheça bem o seu time. Profissionais experientes gostam de ter mais liberdade de ação e gostam de participar da construção das soluções. Profissionais menos experientes precisam de mais acompanhamento;
  • Entenda quanto tempo você tem para a tomada de alguma decisão. Períodos curtos demandam atitudes mais diretas.

Um bom líder conhece bem as suas forças e a do seu time! No próximo artigo falarei sobre os resultados de uma pesquisa inédita lançado em livro em 2018 nos Estados Unidos, envolvendo mais de 17.000 CXO, sendo 2.000 CEOs; e como as fortalezas da Psicologia Positiva podem colaborar para você ser um Líder de sucesso!

Até a próxima!

André Ramos

Master Coach, palestrante, especialista em liderança empresarial, sócio da ProAcordo – Resolução de Conflitos Empresariais e Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Engenheiro Industrial, com especializações em Marketing, Educação, Psicologia Positiva e Psicanálise, possui mais de 20 anos de…

Quero saber mais sobre o autor!

Adicionar comentário

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.