Educação Corporativa
Felicidade, uma questão de escolha

Felicidade, uma questão de escolha

Muitas pessoas por ignorância (no sentido literal da palavra) vivem toda uma vida apenas para “sobreviver” e cultivam diversos momentos felizes, mas não uma autêntica felicidade. Não importa quais são suas crenças sobre existência – criação ou evolução – entenda que você foi dotado de mecanismos para ser uma pessoa feliz, de forma legítima, independente das circunstâncias da vida, da classe social ou do nível cultural.

Há diversos passos a serem dados para uma felicidade autêntica. Contudo, o primeiro é “decidir” ser feliz. Sim, felicidade é uma questão de decisão pois ela não está nas coisas que possui e muito menos em sua classe social ou nível intelectual. A partir do momento que decidir ser feliz, passe a conhecer seus valores pessoais, pois dificilmente conseguirá autenticidade em seu nível de felicidade, corrompendo valores.

No momento que decidiu ser feliz, passe a conhecer seus valores com o propósito de não os corromper, a próxima ação é reconhecer seus maiores talentos. Como disse acima, você foi dotado de um mecanismo que proporciona a você a possibilidade de ter uma felicidade autêntica, esse mecanismo chama-se TALENTO.

Felicidade, uma questão de esforço

Vamos para outro ingrediente para sua felicidade, ESFORÇO. Mencionei sobre a necessidade de utilizar seus dons e talentos. Contudo, é necessário também se esforçar, não basta apenas ter um talento, você precisa exercitá-lo, investindo tempo e energia (física e mental) para desenvolvê-lo.

O esforço é outro item fundamental, você precisa sair da “zona de conforto” que apenas pode lhe dar um “prazer imediato” e buscar manter-se sempre ativo, sempre produzindo, utilizando nesses momentos suas forças de caráter e talentos. O autoconhecimento é um excelente caminho para poder utilizar suas forças de caráter. Faça o assessment e conheça suas “forças de assinatura, a utilização dessas forças em suas atividades, vai lhe proporcionar maior engajamento. Portanto, entenda que se faz necessário esforçar-se para ser feliz e esse esforço não precisa ser “dor”, mas sim “prazer” engajando-se em tudo o que faz através da utilização de suas principais forças de caráter.

Fundamentalmente o que todo ser humano quer é ser feliz, mesmo que inconsciente. Toda busca baseia-se nessa premissa, mesmo pessoas em atitudes “insanas”, buscam a felicidade. Fiquem atentos aos nossos posts, ainda temos muito a falar sobre felicidade!

A um passo da felicidade…

O interessante sobre este outro aspecto da felicidade é que não está ligado ao “ego”, não é nada que você faça a você e sim para o outro; você precisa compartilhar seus dons, talentos ou principais características. Repare nas situações de sua vida onde você compartilhou algo de forma sincera e coração aberto, sem obrigação, como, por exemplo, trabalhos voluntários. Como se sentiu naquela ocasião?

Apenas pense se estes dois últimos itens que mencionei (esforço e compartilhar) não são aspectos voluntários. Por isso que afirmamos que a felicidade é uma questão de escolha. Pessoas que não são felizes muitas vezes não querem se esforçar em se desenvolver e muitas vezes vivem em um contexto egocêntrico, onde os prazeres “imediatos” dão preferência aos comportamentos mais efetivos para uma felicidade a longo prazo.

A quem ou, a que você serve? Outro ingrediente na Felicidade

Outro detalhe relacionado a seu índice de felicidade está relacionado a quem ou, a que você serve. Pode parecer estranho ou até mesmo algo medieval. Contudo, comece a pensar em propósito. As suas atividades diárias (pessoal ou profissional) estão relacionadas a algo maior? Há um sentido de propósito? Qual a razão de sua existência?

Sim, são questões bem filosóficas que estão intimamente relacionadas ao seu bem estar, sua saúde emocional e consequentemente ao seu índice de felicidade. Mesmo que você enxergue sua família, grupo social ou até mesmo a organização onde trabalha como “algo maior”, qual é o legado que vai deixar? Novamente falamos de propósito e a razão de sua existência.

Refletindo sobre isso, entendemos a razão de pessoas tristes ou deprimidas. Muitas dessas pessoas vivem sem entender o verdadeiro sentido ou o propósito de suas atividades, é como dizia o sábio: “Tudo foi vaidade, é correr atrás do vento”.

Resumindo o que escrevi sobre felicidade:

  1. Decida ser feliz
  2. Reconheça e utilize suas forças e talentos;
  3. É necessário esforço para desenvolver e compartilhar seus talentos
  4. Encontre seu verdadeiro sentido na VIDA!

Bibliografia:

Felicidade Autêntica: Seligman, Martin E. P.

Luiz Antonio

Partner da Sociedade Brasileira de Coaching, Graduado em Administração de empresas com especialização em Gestão de Negócios e Marketing e MBA em Gestão Ambiental e Controle da Qualidade.

Quero saber mais sobre o autor!

3 comentários

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.

%d blogueiros gostam disto: