Educação Corporativa
Como o coaching pode melhorar resultados de franquias?

Como o coaching pode melhorar resultados de franquias?

Ganhando cada vez mais espaço no contexto pessoal e profissional, a contratação de profissionais de coaching cresceu 30% no Brasil só em 2016. Os dados são da International Coach Federation (ICF), que também revela que o mercado já movimenta US$ 2,3 bilhões em todo o mundo.

Utilizado em grande parte por empresas que desejam conquistar melhores resultados em um curto período de tempo, a metodologia também pode ser aplicada no caso das franquias. E mais: é possível adaptar tudo às necessidades e desafios de cada unidade de negócio.

Entenda, ao ler este conteúdo, como o coaching pode facilitar a vida dos franqueadores para melhorar cada vez mais o engajamento de seus franqueados.

Antes de tudo, o que é coaching?

Embora muito se fale que o coaching é uma ciência nova, ele teve sua origem como tutoria em 1850. Naquela época, era um conceito aplicado por professores universitários para preparar seus alunos para exames.

Já por volta de 1950, passou a ser usado para o gerenciamento de pessoas. Foi, então, que surgiu, também, a palavra coach para nomear o profissional responsável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de pessoas e atletas.

Hoje, cresce cada vez mais o número de empresas investindo no processo para desenvolver e qualificar seus colaboradores. Uma metodologia que direciona toda a equipe para que os melhores resultados possíveis sejam alcançados, tendo relação direta com o estabelecimento de objetivos e atingimento de metas.

Para que serve o coaching em uma franquia?

Como um diagnóstico do que é preciso para alcançar o resultado esperado, o coaching nas franquias pode tanto ajudar um franqueador a preparar a sua rede para o crescimento desejado como orientar o franqueado para que consiga bater as metas estabelecidas.

Ou seja, o coaching pode facilitar tanto a liderança, planejamento e execução de franqueadores como promover o engajamento e melhorar a produtividade de franqueados. E a grande vantagem é que muitos coaches oferecem consultorias personalizadas para atender exatamente às necessidades de seus clientes.

Tudo começa a partir da identificação do cenário atual em que se inserem as franquias. Em seguida, é o momento de definir os objetivos a serem atingidos para a chegada ao cenário desejado.

A partir deste momento o trabalho do coaching é, então, fazer as perguntas e exercícios necessários para que o cliente perceba quais fatores impedem e facilitam o sucesso. Isto é, é desenvolvido um plano de ação que funciona como uma Matriz SWOT, e ajuda cada equipe a identificar pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados.

A partir destas respostas, o coach traça junto com a equipe o caminho certo para que os resultados esperados possam ser alcançados.

Benefícios do coaching para as franquias

A partir da aplicação da metodologia de coaching os benefícios vão além do contexto profissional e chegam, inclusive, à vida pessoal.

Confira quais são os ganhos comuns aos dois cenários, no caso da aplicação do coaching nas franquias:

  • Aumento da produtividade através da definição de metas e objetivos claros e tangíveis.
  • Maior autoconfiança e autoconhecimento.
  • Melhora no relacionamento interpessoal.
  • Fortalecimento da capacidade de liderança e da tomada de decisões assertivas.
  • Identificação de novas oportunidades a partir da descoberta de pontos fortes e pontos fracos.
  • Incentivo à criatividade, inovação e ao desenvolvimento de novas habilidades.

Como podemos ver, o coaching pode ser uma metodologia facilitadora para a tomada de decisões assertivas e uma gestão de equipe mais efetiva. Compartilhe este conteúdo com os seus colaboradores para que entendam, em conjunto, como este profissional pode ajudar todo o time a definir e a conquistar os próximos objetivos da sua rede de franquias.

Até a próxima!

Dario Ruschel

Dario César Ruschel é Administrador com Master em Marketing Estratégico - atua como Consultor Executivo de Empresas, Redes de Franchising e Startups. É Co-Fundador da Central do Franqueado, um sistema online para o gerenciamento de franquias. A plataforma é personalizável…

Quero saber mais sobre o autor!

Adicionar comentário

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.