Educação Corporativa
Você sabe qual é o seu propósito dentro da empresa?

Você sabe qual é o seu propósito dentro da empresa?

Em tempos de Transformação Digital, quem conhece o seu propósito: se destaca e sai na frente.

Você conhece a si mesmo?

Se você respondeu sim, eu convido você para que fique conosco durante a leitura deste artigo e acompanhe a provocação que trago sobre como, em tempos de Transformação Digital, torna-se fundamental e um verdadeiro destaque e diferencial para o Capital Humano e profissional, conhecer, a si mesmo e o seu propósito.

Conhecer a si mesmo nos leva a compreender verdadeiramente o nosso propósito e as oportunidades, já que passamos a entender o que queremos, nos tornando mais relevantes em nosso processo de escolha e direcionando nossos interesses, competências e desejos – pessoais e profissionais – de forma mais assertiva e eficiente, para o que buscamos e principalmente, em ser feliz.

Em meio aos tempos líquidos, onde a incerteza e as infinitas possibilidades são oportunidades, pois criam opções, como destaca Milena Brentan, Gestora de RH da Latam, “quem sabe o que quer, tem chance de entender melhor as oportunidades, escolhê-las e ser feliz.”.

Exemplificando

Veja como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, definiu senso de propósito durante seu discurso à turma de formandos ao receber seu diploma honorário na Universidade de Harvard, no ano passado (2017): “O propósito é o senso de que fazemos parte de algo superior a nós mesmos, que somos necessários, que temos algo melhor no futuro pelo qual devemos trabalhar. É o que cria a verdadeira felicidade”.

Você sabe qual é o seu propósito dentro da empresa?

O conceito japonês do IKIGAI, propõe ver e viver a vida como um encontro da sua “razão de ser” e “o motivo pelo qual acorda todos as manhãs”, propondo a mesma ideia de que cada um de nós tem um propósito na vida.

Responda:

Para tanto, saber responder a si mesmo:

  • “O que você ama fazer?
  • “O que você é bom em fazer”
  • “O que você pode ser pago para fazer?”
  • “O que é bom para o mundo?”

Sobre as perspectivas da vocação, profissão, paixão e missão, sendo capaz de entender ao final o real significado do seu IKIGAI, torna-se um diferencial competitivo para o Capital Humano, que inserido na Era da Transformação Digital, em meio a um alto volume de informações, precisa ser relevante, direcionar seu foco e acima de tudo, saber responder o que quer, onde quer chegar e os valores que deseja carregar consigo nesta caminhada.

Constitui parte importante deste perfil, competências como: capacidade analítica, visão crítica, atitudes positivas, posicionamento próprio e capaz de tomar decisões dentro do que é importante para si, além da capacidade de conferir direcionamento e relevância as suas escolhas e na felicidade e satisfação que deve buscar com o seu trabalho, carreira e vida.

Rodrigo Curcio

CEO/Founder e Consultor em Capital Humano da HumanAZ, startup de Inteligencia em Capital Humano na Era da Transformação Digital. Rodrigo é especialista em Capital Humano com longos anos de passagem por empresas multinacionais e nacionais onde se especializou em Planejamento…

Quero saber mais sobre o autor!

2 comentários

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.

%d blogueiros gostam disto: