Educação Corporativa
Treinamento in company: o que é, vantagens, tipos e como funciona

Treinamento in company: o que é, vantagens, tipos e como funciona

Cada vez mais o treinamento in company está ganhando força no Brasil. Esta modalidade de capacitação está entre uma das preferidas entre as empresas atuais, independente do porte ou setor.

Os treinamentos podem ser considerados extremamente vantajosos para a melhora no desempenho do trabalho dos colaboradores.

Antes de entrar nestas questões é preciso compreender um pouco mais o assunto. Pensando nisso, criei este artigo que irá abordar diversas questões sobre este conteúdo.

Se você deseja ser um especialista no assunto, acompanhe o artigo até o final. E se ficar qualquer dúvida, basta deixar um comentário ao final do texto.

Boa leitura!

O que é treinamento in company

O treinamento tem como objetivo garantir o desenvolvimento de ferramentas, conceitos, técnicas e habilidades. Quando ele é realizado in company, é voltado para as necessidades de uma organização.

Neste processo, o trabalho tem relação com um cargo específico ou área do profissional.

Geralmente o treinamento in company segue um padrão na qual oferece conteúdo personalizado, além de cronograma para melhorias existentes.

Em alguns casos, este processo pode ocorrer com parceria com alguma empresa especializada com educação corporativa. Este treinamento tem como objetivo atender as demandas estratégicas da companhia contratante e permite várias vantagens para a empresa e seus colaboradores.

Nos cursos in company é possível auxiliar o profissional e atender às suas necessidades específicas. Este processo pode abranger sua função dentro da empresa.

Além disso, o ensino à distância também tem sido visto como um modo de trabalhar com estes treinamentos. Neste trabalho os colaboradores possuem acesso ao conteúdo específico, além da possibilidade de gerenciar o progresso e o seu andamento.

Principais vantagens do treinamento in company

Como vimos, o treinamento in company está cada vez mais conhecido como uma modalidade efetiva de capacitação. Diante disso, diversas empresas estão requisitando este método.

No entanto, as razões para o seu crescimento são diversas, portanto, é preciso conhecer algumas das vantagens ao optar por este tipo de treinamento.

Conteúdo personalizado

O maior benefício quando uma empresa opta por realizar um treinamento in company é a possibilidade de personalizar os temas abordados.

Com isto é possível que o treinamento seja focado nas habilidades desejadas. Ou seja, ele pode ser passado com base na necessidade. Com isto o treinamento pode ter o seu conteúdo personalizado, dentro do cronograma flexível, diante das necessidades da empresa.

Flexibilidade dos horários

Nos cursos in company é possível que este trabalho siga a rotina da empresa. Ou seja, é organizado para que a programação siga o horário de trabalho sem interferir nas atividades da empresa. Neste caso fica muito mais fácil de organizar o tempo.

Redução dos gastos

Como o treinamento ocorre na própria empresa evita gastos desnecessários. Com isto não é preciso que ocorra aluguel de local, equipe, alimentação, transporte e outros. Outro ponto que minimiza os custos é a possibilidade de contratar pacotes com preços especiais de treinamentos.

Fortalecimento da equipe

Neste treinamento os colaboradores saem um pouco da rotina diária. No processo é possível que eles se aproximem dos outros companheiros e fortaleçam o espírito da equipe.

Nestes treinamentos, diversos colaboradores de outros departamentos se reúnem para o trabalho. Esta integração natural permite a integração com as pessoas.

Preparos especializados na equipe

É comum ter problemas com mão de obra especializada no Brasil na atualidade, especialmente em algumas áreas que são mais técnicas.

Em alguns casos, existem a dificuldade em encontrar profissionais que atendam o alto escalão. No entanto, com os treinamentos in company é possível garantir uma capacitação dentro das necessidades e corrigir falhas.

Imagem do empregador

Muitas empresas sofrem para engajar os seus clientes, em vista disso é necessário que eles melhorem sua imagem para que siga com uma excelente companhia para trabalhar.

Através do programa de treinamento é possível melhorar a satisfação das pessoas. Neste ponto é possível demonstrar o desejo de garantir a valorização da equipe.

As empresas que têm este cuidado com os colaboradores que investem em educação, se destacam da concorrência. Podendo fazer com que atraia inclusive novos talentos.

Menos gastos na educação corporativa

A educação corporativa acaba ganhando com este tipo de treinamento. Neste processo é possível criar grades de conteúdos e envolver uma grande quantidade de colaboradores.

Com este trabalho é feito cronogramas como falamos acima, isto garante que o treinamento não atrapalhe as operações. Quando o projeto é bem executado e planejado pode garantir uma otimização de investimento e reduzir os gastos na educação corporativa.

Melhor aprendizado

O aprendizado é absorvido de melhor forma, já que o treinamento acaba sendo adaptado ao cotidiano dos colaboradores. Com o treinamento no trabalhado é possível tirar dúvidas, e aperfeiçoar as atividades dos participantes e garantir um melhor conhecimento.

Tipos de treinamento in company

Agora que você já conhece alguma das vantagens do treinamento in company é preciso saber das formas disponíveis. Além disso, estes cursos podem servir em qualquer área da empresa.

Com isto o treinamento pode seguir em diversos pontos, em exemplo veja alguns:

  • Ar livre;
  • Atendimento;
  • Comportamental;
  • Desenvolvimento Pessoal;
  • Integração;
  • Liderança;
  • Motivação;
  • Negociação;
  • Segurança;
  • Team Building;
  • Trabalho Em Equipe;
  • Vendas;
  • Vivencial/Experiencial.

Para ir um pouco mais a fundo nos meios de treinamento, vamos ver algumas áreas a seguir:

Na administração

Na administração este treinamento é uma alternativa para diminuir os cursos e melhorar algumas etapas. Em exemplo o treinamento pode ser na parte financeira, atendimento ao cliente, fidelização do cliente, atendimento telefônico, capacitação, negociação e etc. De qualquer forma, fica a caso na empresa decidir qual definição deve atender a necessidade da empresa.

Na produção

Este trabalho pode servir para melhora da produção até mesmo na parte organizacional da empresa. Os cursos podem seguir também no entrosamento das equipes ou diante da motivação dos colaboradores.

Este treinamento também deve auxiliar no processo para melhora da gestão da qualidade e que atenda a necessidade do cliente.

No comércio

As empresas comerciais podem usar este processo para treinar sua equipe de vendas. Este método é uma alternativa para conseguir atrair e fidelizar os seus clientes.

Em serviços

Já este treinamento in company pode servir para os prestadores de serviços. Neste trabalho é possível capacitar os colaboradores e garantir a excelência no atendimento ao cliente.

Como funciona o treinamento in company

O treinamento in company pode ser entendido dentro de alguns passos básicos. Este processo pode seguir como base:

Negócio da organização

Em início é preciso saber sobre as características da empresa, assim como os seus processos. Na prática, o treinamento deve compreender alguns itens como modo de atuação, valores, cultura, missão e a visão.

Construção e solução

Ao fazer a identificação do negócio é possível ver qual é necessidade. Com base nisso é possível trabalhar um orçamento e ver quais ações podem ajudar no alcance dos objetivos.

Execução

Com tudo definido é possível iniciar o processo e fazer a gestão do mesmo. Nesta etapa o treinamento deve ser aplicado com maestria, comprometimento e excelência.

Resultados

Depois que foi feito o treinamento in company é preciso fazer uma avaliação dos resultados. Na realidade é preciso verificar se causou um retorno, portanto, é preciso mensurar os indicadores de satisfação e avaliar os resultados conquistados devido ao treinamento.

Porque contratar?

O principal objetivo do treinamento in company é garantir a capacitação e aperfeiçoamento dos colaboradores. Ou seja, ao aplicar este método é possível auxiliar no processo de desenvolvimento, além de garantir um conhecimento específico.

Além disso, até mesmo os cursos online in company pode servir para a habilidade de modo gerencial ou operacional. No final de contas, o seu propósito é aumentar as habilidades para que a empresa consiga atender as metas estabelecidas.

Em exemplo, é possível trabalhar o desenvolvimento do atendimento, ou com conteúdo exclusivo para algum setor da empresa.

Cuidados no treinamento in company

Como vimos o treinamento in company é extremamente vantajoso para uma empresa. No entanto, antes de optar por estes cursos é preciso ter alguns cuidados ao efetuar este trabalho.

De início é preciso ter uma atenção aos fornecedores escolhidos, pois é preciso procurar no mercado empresas especializados que oferecem estes cursos. Ao definir é preciso analisar o serviço, inclusive os métodos apresentados.

Para auxiliar o ideal é procurar por impressões de organizações que já contaram com o trabalho. Profissionais que já fizeram este treinamento podem ajudar na escolha.

Além disso, outro ponto é a necessidade de ter uma estrutura para realizar o treinamento. Na empresa é preciso ter um local amplo, com equipamento adequado para garantir que o treinamento seja bem-sucedido. O importante é que não ocorre dificuldades e que isto não impeça a absorção das informações e o conteúdo da empresa.

Caso não seja bem organizado e planejado isto pode garantir baixo engajamento e não trazer resultados positivos durante a aplicação do que foi passado. Como consequência a empresa não vai ter o retorno esperado e isto pode causar frustrações, despesas entre outros índices.

No final de contas o treinamento in company tem como objetivo aumentar a eficiência e capacidade dos seus colaboradores na empresa. Se for aplicado de forma correta é possível elevar a qualidade em um todo.

Gostou do artigo? Assine nosso blog para manter se atualizado e receba as novidades no seu e-mail.

Rafael Carvalho

Rafael é co-Fundador e CEO da Edools, uma plataforma para criar, gerir e distribuir cursos online, com a missão de potencializar o aprendizado das pessoas em prol de um mundo melhor. A Edools foi uma das 6 startups brasileiras selecionadas…

Quero saber mais sobre o autor!

1 comentário

Deixe uma resposta

  • QUAL A ESTATÍSTICA DE CONSUMO DAS EMPRESAS POR TREINAMENTOS IN COMPANY?

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.

%d blogueiros gostam disto: