Educação Corporativa
4 dicas para inovar ao treinar e capacitar seus funcionários

4 dicas para inovar ao treinar e capacitar seus funcionários

Hoje, muitas empresas já estão aderindo às mais variadas formas de tornar o negócio competitivo e produtivo com soluções inovadoras, inclusive ao treinar e capacitar os colaboradores.

Muitos líderes e empresários já entendem que investir no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores é uma prática cada vez mais importante, trazendo inúmeras vantagens como redução de custos e aumento da produtividade. Mas como eles estão fazendo isso?

Na era das transformações digitais, modelos tradicionais de treinamentos corporativos podem já não funcionar também. É aí que entra a inovação!

Mas, como inovar ao treinar e capacitar seus funcionários?

Muitos empresários ainda acreditam que inovação é sinônimo de complexas metodologias e ferramentas caras, principalmente por desconhecerem ou não saberem calcular corretamente o índice de retorno em relação aos custos desse investimento.

Entretanto, isso já não é mais uma verdade. Hoje muitas empresas já estão aderindo às mais variadas formas de tornar o negócio competitivo e produtivo com soluções inovadoras, inclusive ao treinar os colaboradores.

Para te ajudar, separamos 4 maneiras de inovar ao treinar e capacitar funcionários sem gerar altos custos para o negócio. Confira!

1. Treine com cursos online

Muitas vezes os altos custos de montar cursos, a necessidade de preparar a infraestrutura e garantir a movimentação da equipe durante o expediente, acabam se tornando grandes desafios para gestores que desejam capacitar suas equipes.

Por isso, treinar equipes e pessoas na modalidade de ensino a distância – EAD, é um formato que se destaca, conquistando cada vez mais espaço tanto no meio empresarial quanto no setor educacional.

Basicamente, os cursos online trazem mais facilidade e economia, já que toda a sua equipe pode ser treinada com a mesma eficiência sem a necessidade de sair do ambiente da empresa.

Além disso, a modalidade online ainda oferece flexibilidade de horários, permite a personalização de aulas e materiais de acordo com as necessidades, e facilita o acompanhamento dos gestores para o melhor aproveitamento do curso.

 2. Treinamento in company (Personalizado)

O treinamento in company pode ser considerado como uma técnica de capacitação que visa atender às necessidades específicas de uma empresa, oferecendo conteúdo personalizado e um cronograma que se adapta aos horários disponíveis da organização.

É o modelo ideal para equipes que precisam se atualizar em uma área ou ferramenta específica, desenvolvendo os colaboradores por meio de situações do cotidiano empresarial.

Dentro dessa linha, diversas modalidades podem ser criadas e oferecidas, como coaching corporativo, que oferece intensas experiências de aprendizado e aprimoramento para realização de objetivos, conquista de metas e aceleração de resultados.

3. Webinar e transmissões ao vivo

Com certeza você já deve ter visto alguma transmissão ao vivo feita nas redes sociais, não é mesmo? O que muitos gestores podem ainda não saber é que esse formato de mídia digital também pode ser focado no aperfeiçoamento pessoal e profissional.

O webinar, ou web ao vivo, consiste em uma espécie de videoconferência que pode transmitir uma sessão de treinamento, uma palestra, reunião, aula ou apresentação em tempo real ou em sessões gravadas.

Em termos gerais, o webinar serve como uma forma de treinar e capacitar funcionários diretamente da empresa ou, se necessário, de suas próprias casas, descartando a necessidade de locomover pessoas e recursos para que os treinamentos sejam realizados.

Graças à Internet, esse formato alcança um grande número de pessoas sem que seja necessário ter uma infraestrutura física adequada. Comparado aos cursos online, os webinars têm a vantagem de serem mais curtos e objetivos, permitindo que um colaborador estude apenas nas primeiras horas do dia ou ao final do expediente, por exemplo.

4. Criatividade e Design Thinking

Uma das práticas que mais tem ganhado mercado, inclusive nas ferramentas de treinamento, é o design thinking, que consiste basicamente em uma abordagem dinâmica, colaborativa e criativa para solucionar questões e problemas cotidianos.

Usar o design thinking para treinar colaboradores não é para somente transmitir conhecimento específico, mas sim inovar a forma como eles pensam e encontram soluções no dia a dia da empresa.

Considerado como uma ferramenta para ensinar os profissionais da nova geração, a metodologia deve estimular os funcionários a resolver problemas e tomarem decisões com criatividade e confiança. Ou seja, a ideia é tornar seus funcionários mais confiantes, qualificados para o mercado e capazes de realizar as suas funções de maneira eficiente.

E aí, o que achou dessas maneiras inovadoras de treinar e capacitar os funcionários de sua empresa? Deixe seu comentário!

Nilson Ramalho

Nilson Ramalho é especialista em business & transformation, liderando equipes de tecnologia e vendas como CIO do Grupo Impacta, que está há 30 anos no mercado oferecendo soluções inovadoras em capacitação e desenvolvimento humano. Ele possui 23 anos de experiência…

Quero saber mais sobre o autor!

Adicionar comentário

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.