Educação Corporativa
Inteligência Emocional e Liderança: como se complementam

Inteligência Emocional e Liderança: como se complementam

A Inteligência Emocional tem um papel muito importante na liderança. Líderes que têm inteligência emocional conseguem lidar com as pressões do dia a dia, mantendo seu autocontrole e estabilizando suas equipes. O controle de suas emoções, faz com que transmitam confiança para sua equipe.

Líderes com inteligência emocional têm empatia, possuem escuta ativa e avaliam o impacto de suas decisões.

Mas o que é Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional (IE) é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Segundo Daniel Goleman, escritor, PHD e autor de várias obras sobre o tema, a inteligência emocional é capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” (Goleman, 1998). A IE pode ser categorizada em cinco habilidades:

  1. Autoconhecimento emocional – reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
  2. Controle emocional – lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
  3. Automotivação – dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
  4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas – reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; e
  5. Habilidade em relacionamentos interpessoais – interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.

O autoconhecimento (e reconhecimento) das próprias emoções, é o primeiro passo para entender “como” o nosso corpo e a nossa mente reagem às situações as quais somos expostos. Líderes com inteligência emocional são capazes de reconhecer suas emoções à medida em que elas acontecem.

Um caminho para conseguir isso é ser “vigilante dos seus pensamentos e da sua energia” no início, e ao longo do dia.

Conhecendo suas emoções, você conseguirá tomar decisões sobre como agir, ao invés de “reagir” às situações. Primeiro nos conhecemos, depois fazemos escolhas de como lidar com determinadas situações de forma mais “racional” e menos “emocional”.

O Coaching é um poderoso processo de autoconhecimento e que ajuda no desenvolvimento contínuo da inteligência emocional.

Controle Emocional ou Autocontrole

Conhecer suas próprias emoções não é o mesmo que “saber” como controlá-las. O autocontrole emocional começa a partir de quando você toma consciência do que “dispara” em você determinadas reações como raiva, impaciência, euforia, irritação, sarcasmo, etc…

Há diversas técnicas para mudar nossos padrões de comportamento de forma consciente, fazendo escolhas mais produtivas.

O líder que tem autocontrole, consegue lidar melhor com situações de conflito, situações de pressão, resolução de problemas e gera em sua equipe a estabilização necessária, transmitindo confiança.

Auto-motivação

Líderes auto-motivados, depositam energia para cumprir seus objetivos e trabalham continuamente para o alcance de metas. Conseguem passar para sua equipe os objetivos a serem alcançados e engajam suas equipes no alcance dos objetivos comuns.

Consciência social ou empatia

Empatia é a capacidade de ouvir, entender e perceber as emoções e comportamentos alheios, e se colocar no “lugar do outro”. Líderes com consciência social conseguem liderar com empatia, gerando mais aproximação de sua equipe e das pessoas com as quais trabalha.

Habilidade de Relacionamentos Interpessoais

Líderes devem ser capazes de se relacionar em todas as esferas interpessoais, liderar pelo exemplo, conseguir expor e defender suas ideias, sem gerar conflitos, contribuindo para o debate construtivo de ideais.

Como você viu, as competências da inteligência emocional são essenciais para que um líder consiga ter sucesso em exercer plenamente sua liderança, quer seja no mundo corporativo, em grupos sociais, na escola ou em casa. A liderança está presente em diferentes ambientes e papéis que todos nós vivenciamos.

Minha super dica para você, líder, é: Comece o desenvolvimento da sua inteligência emocional, através do autoconhecimento. Esse é o primeiro passo para o equilíbrio emocional.

Claudia Sanches

Coach de Carreira e Desenvolvimento, Executive Coach, Coach de Inteligência Emocional, LifeCoach e PNL Practioneer, certificada pela SBC - Sociedade Brasileira de Coaching. Graduada em Administração de empresas, com MBA em Gestão de Recursos Humanos pela PUC-RJ. Executiva da área…

Quero saber mais sobre o autor!

2 comentários

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.

%d blogueiros gostam disto: