Há vários estilos de liderança mapeados e muito conhecidos nos estudos sobre o tema no mundo corporativo.
São apontados pelo menos 4 estilos principais:
- Democrática (foco no líder e liderado)
- Autocrática (foco no líder)
- Liberal (foco no liderado)
- Coach (foco em resultados através das pessoas).
Entretanto, mais importante que a definição do estilo de liderança a ser utilizado, é saber como aplicá-lo para obter resultados da sua equipe.
Como já dizia Peter Drucker, professor, escritor e consultor que escreveu muito sobre o tema liderança: “ A liderança é a conquista da confiança. A única definição de líder é alguém que tem seguidores. Quando o fizer, faça-o à sua maneira, faça o que resulta para si. Não tente ser outra pessoa.”
Questione seu estilo primeiro e reconheça-se como líder. Você é um líder mais democrático, que aceita ideias, sugestões e segue as recomendações da equipe técnica, deixando com que eles exerçam a liderança em projetos que dominam mais que você?
Você é um líder mais centralizador e acredita que tudo deva passar pelo seu crivo antes de ser feito. Você acredita que se não controlar, dará errado? Esse estilo seria a liderança autocrática, onde o líder decide quase tudo e não há espaço para sugestões da equipe.
Como decidir entre um estilo ou outro para exercer uma liderança focada em resultados?
A liderança deve ser situacional, ou seja, aplicada em cada perfil de forma diferente, mas mantendo sempre a “sua marca registrada”. Pessoas são diferentes. Não podemos usar a mesma linguagem (às vezes mais autoritária ou mais informal), com todos os nossos liderados.
Você ainda se sente inseguro em manter uma relação mais informal com seus liderados, porque depois não conseguirá cobrar por resultados? Isso é muito comum. Mas você sabe como separar profissional, líder e pessoal?
Talvez por esse motivo, alguns líderes se mantenham mais distantes e prefiram um estilo mais “autocrático”.
Esse estilo é um estilo perigoso, gera baixo engajamento da equipe e deixa pouco espaço para crescimento.
Na liderança situacional, você deve avaliar a sua equipe segundo os 4 quadrantes D1, D2, D3, D4, onde o D1 é o menos desenvolvido e o que precisa de mais direcionamento e supervisão. Já o D4 é aquele profissional que já caminha sozinho e entrega resultados.
Minhas super dicas para você (líder):
- Avalie seu estilo e reconheça-se como líder.
- Avalie sua equipe e aplique o estilo adequado a cada nível de desenvolvimento dos seus liderados.
- Mas antes de tudo, crie relacionamento com todos eles para gerar confiança. Sem confiança, não há liderança.
Você com certeza obterá os melhores resultados de seus liderados!
[…] a sorte de trabalhar com profissionais que não me julgaram e ainda ajudaram na hora de consertar o erro com ideias, conhecimento técnico […]
[…] empoderados como deveriam. Ainda existe uma distância do ideal de ter mulheres em posições de lideranças estratégicas nas organizações, no governo e na sociedade como um […]