Educação Corporativa
Presença de líderes nas redes sociais como caminho para expandir a Liderança

Presença de líderes nas redes sociais como caminho para expandir a liderança

O avanço tecnológico tem provocado mudanças em todas as esferas da sociedade e do mercado, as quais, sem dúvida alguma integram o novo cenário onde as redes sociais estão presentes no dia a dia de bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Seja como marca corporativa ou pessoal, o afastamento ou ausência de presença nas redes sociais é quase que sinônimo de ‘não existência’.

Sempre agindo na vanguarda, grandes empresas já têm aderido às redes sociais e gerenciado a marca e o engajamento com o público-alvo (ou seguidores, no jargão digital) como ação estratégica para branding, geração e crescimento de negócios.

Muito mais timidamente ainda, gestores e líderes têm lançado mão das ferramentas digitais como meio para expandir a liderança, indo além dos corredores nos ambientes organizacionais e invadindo a tela dos smartphones e PCs.

Digo timidamente, porque uma parcela significativa de profissionais em posição de liderança, mais de 70%, deixa de utilizar as redes sociais como ferramenta essencial para expandir e reforçar o posicionamento – seja por não saber como se posicionar, desconhecer as diferenças entre as diversas opções, ou receio de exposição equivocada.

O percentual restante que tem se aventurado no universo digital, utiliza as redes sociais como ferramenta para construir relações mais fortes, gerar credibilidade com seguidores e liderados e se posicionar como referência na área de conhecimento ou atuação.

Certa vez ouvi de um diretor de operações que ‘a empresa deveria proibir o acesso dos funcionários às redes sociais’. Figurativamente, fiquei com os cabelos arrepiados e cara de choque. Respirei fundo e orientei aos líderes e formadores de opinião presentes na sala de reuniões que, seria muito mais efetivo aproveitar que funcionários e seus familiares usem redes sociais diariamente, e somar a mídia como mais um mecanismo de transmissão de mensagem da empresa para os colaboradores.

Ainda assim, o receio de uma exposição inadequada, por grande parte das lideranças, é válido e deve ser levado em consideração.

Separei algumas dicas simples e práticas para que você, líder, estabeleça sua marca usando as mídias sociais:

1. Encontre um canal que funcione para você

Escolha uma rede social que funcione para você e para o seu público-alvo. Por exemplo, se você quiser chegar a uma audiência de executivos, a rede Linkedin é a mais indicada. Se os funcionários da sua equipe forem usuários mais assíduos do Facebook, então esta plataforma será a mais indicada.

Ao montar o seu perfil, tenha em mente quais são seus diferenciais e quais atributos gostaria de evidenciar.

2. Seja autêntico, com voz própria

Autenticidade é um dos pilares para estabelecer uma forte presença nas redes sociais e transmitir sua mensagem com credibilidade. Encare a rede social como um veículo transmissor de suas palavras e publique aquilo que, efetivamente, diria em uma sala de reuniões.

Inegável também o fato de que, sem demonstrar o “carisma” de um líder, ganhará menos destaque, o que pode fazer com que suas mensagens não sejam percebidas como algo de valor.

Um forte exemplo de líder carismático e com personalidade inspiradora é o Richard Branson, fundador da Virgin e de outros tantos negócios. Ele se posiciona de maneira leve e em formatos nada tradicionais, mas que reforçam seu jeito de ser, agir e inspirar.

Vale dar uma conferida!

3. Interaja, sempre, sempre, sempre

A comunicação efetiva é um processo de mão dupla, e este conceito fica cada vez mais forte e claro com as redes sociais, até mesmo por conta das funcionalidades sempre disponíveis e com simplicidade. Se o seu nicho está presente em um grupo do WhatsApp, aproveite o maior número de opções possíveis para interagir e passar sua mensagem.

Claro, impossível acompanhar tudo o que rola nos grupos (confesso que não consigo), mesmo porque, em alguns momentos são centenas de vai e vem de mensagens. Mesmo assim, selecione temas e momentos pertinentes para marcar sua presença e reforçar seu estilo de liderança.

4. Evite temas polêmicos

Como nossos avós já diziam: “política, futebol e religião não se discutem”. Eu adicionaria, fuja de qualquer controvérsia – mesmo que tenha que contar até 55 para se segurar.

Quando você estiver em uma plataforma pública, seus movimentos serão constantemente monitorados por suas conexões, seguidores e pessoas em sua rede. Um passo em falta e, pronto, estrago feito. Muitas vezes, em um movimento inocente, um único post ou comentário inapropriado pode causar danos à imagem – existem, inclusive, casos de demissão ocorridas por conta de posicionamentos inadequados nas redes sociais.

5. Compartilhe seu conhecimento

Publicar conteúdo relevante e de valor nas redes sociais é, sem dúvida, o melhor passo para construir uma forte presença digital, conquistar seguidores, gerar credibilidade e aumentar o engajamento da audiência. Utilize o poder de alcance das redes para levar sua mensagem ao maior número de pessoas. Isso acontece, invariavelmente, quando sua rede começa a compartilhar seus posts. É nesse momento que a influência ganha corpo e cresce exponencialmente.

Encare as redes sociais como uma forte aliada para a consolidação da sua liderança. Certamente, irá se surpreender com o valor de uma exposição estratégica.

Obrigada por sua leitura.

Até o próximo artigo!

Luciane Borges

Geminiana idealista, apaixonada por aprender e ensinar, fissurada pelo poder das redes sociais, é Executiva de Comunicação, Relações Públicas, Estrategista de mídias sociais, e Palestrante, com MBA em Comunicação Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas. Após atuar por mais de 20…

Quero saber mais sobre o autor!

2 comentários

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.

%d blogueiros gostam disto: