Educação Corporativa

Planejamento estratégico para RH em 5 passos

A adoção de um planejamento estratégico ajuda no estabelecimento de diferenciais competitivos para a empresa. Podemos destacar uma série de aspectos como diminuição de custos e maior engajamento.

O mercado brasileiro é marcado pelo alto grau de variedade de negócios e heterogeneidade na gestão. Consequentemente, o papel do RH varia entre as organizações. Para algumas, ele funciona diretamente como um braço estratégico, já para outras ele é um setor meramente com funções técnicas na gestão de pessoas, o que inclui pagamentos, contratações, treinamentos e com isso, a necessidade de um planejamento estratégico.

O fato é que, diante da alta competitividade do mercado atual, a atuação eficaz do RH tem papel determinante no sucesso da empresa. Segundo a Harvard Business Review, publicação referência na área administrativa, entre 2011 e 2015 as empresas com boas práticas de RH tiveram desempenho 51% maior na bolsa de valores em comparação à outras.

Esse dado só reafirma a importância do RH estratégico e do seu planejamento. Pensando nisso, montamos um guia prático para lhe ensinar em alguns passos, como desenvolver com sucesso um planejamento estratégico para RH.

A seguir, você aprenderá como a elaboração de um plano de ação pode ajudá-lo, como identificar o momento certo para fazê-lo e muito mais.

Como o planejamento estratégico ajuda o RH?

O planejamento é parte essencial na execução de qualquer projeto. Toda organização que deseja crescer e se desenvolver precisa traçar um caminho para executar um projeto. Sendo assim, o planejamento estratégico serve para o desenvolvimento, mas também para a manutenção da competitividade e do crescimento sustentável e contínuo da empresa.

A sua adoção ajuda no estabelecimento de diferenciais competitivos para a empresa. Podemos, assim, destacar uma série de aspectos. Os principais são:

Diminuição de custos

Atualmente, o mercado encontra-se em crise, por isso as empresas têm procurado formas de lucrar mais sem que seja necessário aumentar os custos de produção. O planejamento estratégico ajuda o RH nesse sentido.

Quando o departamento tem um plano detalhado, passo a passo, é possível fazer a gestão e a manutenção das atividades relativas ao setor de maneira otimizada. Consequentemente, isso evita desperdícios, o que gera um aumento na receita da empresa, visto que os profissionais terão maior grau de precisão operacional, diminuindo as taxas de retrabalho, por exemplo.

Maior grau de engajamento dos colaboradores

Motivação, iniciativa, alto grau de produtividade e criatividade são o sonho de todo gestor de RH. Afinal, esses aspectos são determinantes no progresso da empresa e no seu melhor desempenho no mercado.

O planejamento estratégico auxilia no estabelecimento de ações, o que colabora para o melhor direcionamento do trabalho e maior valorização do profissional. Logo, o trabalho da equipe flui melhor, contribuindo para o clima organizacional, do qual trataremos a seguir.

Melhora no clima organizacional

O planejamento estratégico pode ser entendido como um processo que ajuda a identificar e analisar as necessidades de uma organização, provendo soluções para concretizá-las. Com ele há maior foco na atividade principal da empresa, o que leva ao melhor aproveitamento das oportunidades que a ajudem a melhorar.

Envolto nesse cenário, o clima organizacional também evolui e melhora. Afinal, a equipe está mais alinhada e não tem obstáculos, como retrabalhos, mudanças constantes de planos (quando não se tem estratégias), entre outros problemas.

Aprimoramento da comunicação interna

A comunicação é um dos aspectos mais importantes de uma organização. É por meio dela que todo contato e repasse de demandas é realizado, por isso ela precisa ser clara e concisa. Mas como o planejamento estratégico pode contribuir para ela?

Quando os gestores e as suas equipes sabem quais os objetivos da empresa, quais estratégias devem seguir e o passo a passo para o desenvolvimento, eles conseguem conquistar resultados muito melhores. No entanto, o que acontece é que muitas organizações restringem as informações aos profissionais em posições hierarquicamente mais altas.

Sendo assim, se o planejamento estratégico é elaborado e repassado para a equipe de maneira homogênea, a comunicação entre os grupos passa a ser mais eficaz.

Maior desenvolvimento profissional

Os processos de treinamento e desenvolvimento são fundamentais para que as metas corporativas sejam alcançadas. Por meio do planejamento estratégico, é possível gerir e desenvolver competênciasque estão em defasagem na organização.

Isso ocorre porque o documento permite uma visão completa dos pontos fortes e fracos da organização, ajudando na elaboração de treinamentos mais certeiros. Consequentemente, isso evita desperdícios e produz melhor direcionamento dos recursos para o desenvolvimento profissional.

Diagnóstico: como identificar se você precisa fazer um planejamento estratégico no seu RH

Antes de fazer o planejamento estratégico no RH, é preciso identificar a necessidade dele na sua empresa. Geralmente, ele é estabelecido no final do ano e serve por meses ou até anos. O ideal é que seja revisado periodicamente para garantir que as estratégias estejam alinhadas com os propósitos da empresa.

Mas como saber o que deve ser colocado nesse documento? É justamente o momento do diagnóstico que o ajudará a entender as necessidades prioritárias da organização. Alguns sinais mais proeminentes são:

Alta taxa de turnover

Qual porcentagem de colaboradores deixou a sua empresa nos últimos meses? Se o número estiver crescendo, isso indica que a taxa de turnover aumentou, ou seja, mais empregados têm saído da organização. Isso quer dizer que ela tem tido mais gastos com a contratação e a demissão de colaboradores.

Provavelmente, a produção não está tão eficaz e a empresa não está crescendo como desejado. Isso indica a insatisfação dos profissionais com alguma política, prática ou clima organizacional. Ao perceber esse sinal, é hora de procurar o planejamento estratégico e fazer pesquisas internas para saber o que deve ser melhorado.

Baixo reconhecimento como marca empregadora

A employer branding, ou marca empregadora, é a reputação da sua empresa como um lugar para trabalhar. É responsabilidade do RH gerenciar todo o trabalho em torno da organização para atrair os talentos certos.

No entanto, nem sempre as empresas estão alinhadas suficientemente e isso causa o baixo reconhecimento como marca empregadora. Os sinais de que isso tem acontecido são variados, entre eles:

  • baixa adesão nos processos seletivos;
  • dificuldade de encontrar profissionais com perfil adequado aos cargos;
  • baixa qualificação dos candidatos.

O planejamento estratégico ajudará bastante nesse sentido, pois direcionará o RH no trabalho de diferenciação da marca, tornando-a mais atrativa. Além disso, ele será fundamental na hora de integrar o departamento a outros setores essenciais no processo, entre eles o marketing.

Baixa aderência aos treinamentos ou fraco desempenho

Os treinamentos são parte do processo de desenvolvimento de um profissional. Logo, a aderência e a melhora do colaborador ao final deles precisam ser palpáveis. No entanto, quando há baixa aderência e fraco desempenho dos profissionais é hora de acender um alerta.

Provavelmente, o treinamento não está adaptado para a área ou é muito abrangente, específico demais, o que não contribui para o desenvolvimento da equipe como um todo.

Por isso, o planejamento estratégico no RH é uma necessidade, principalmente, por prover uma visão mais apurada sobre os pontos que mais precisam de reestruturação, defasagens em relação à concorrência, entre outros. Isso permite o estabelecimento do processo de treinamento mais eficaz e que também atenda aos anseios da equipe.

Mudanças na estrutura organizacional

Qualquer oscilação em setores como financeiro, vendas, marketing, produção etc. terá influência direta no RH. Como se sabe, o departamento é responsável pela gestão de pessoas em toda a organização. Assim, qualquer mudança na estrutura organizacional deve passar por ele.

Por isso, o planejamento estratégico serve para orientar intervenções a serem feitas, adaptando o ambiente organizacional às transformações. Por exemplo, esse documento conterá informações sobre orçamento, tipo de recursos humanos necessários, entre outras especificidades que orientarão o trabalho.

5 passos para garantir o planejamento estratégico no RH

Basicamente, o planejamento de recursos humanos deve cobrir os aspectos ligados à disponibilização de profissionais que ajudem a implementar com sucesso a estratégia corporativa. Por isso, para garantir que ele seja eficaz é preciso estabelecer um passo a passo, que ajudará bastante na organização!

  1. Estabelecimento de metas futuras

Um dos primeiros passos é identificar as necessidades dos colaboradores em curto, médio e longo prazo. Mas, antes, é preciso saber as demandas e os objetivos da organização para poder estabelecer essas exigências.

A ideia é determinar metas futuras que promovam o desenvolvimento organizacional por meio de ações como recrutamento, seleção, treinamento dos colaboradores. Além disso, o plano deve estar alinhado para que a empresa consiga ampliar a sua competitividade no mercado ou mesmo obtê-la.

  1. Envolvimento dos gestores de área

Por mais que o setor de recursos humanos seja o responsável por estabelecer o que será feito, é necessário envolver os gestores de outras áreas que serão atingidas pelo planejamento estratégico do RH.

É fundamental envolvê-los, pois a falta de comprometimento deles pode resultar na não realização das atividades importantes e essenciais para a efetivação estratégica estabelecida.

Por isso, estabeleça um contato próximo, mostre a eles as vantagens que conquistarão para as suas equipes, bem como as atividades a serem desempenhadas. Afinal, a atuação deles será crucial para a otimização do processo.

  1. Estudo da matriz SWOT

A matriz SWOT, ou FOFA, é aquela pela qual a empresa consegue identificar seus pontos fortes e fracos, bem como as ameaças e oportunidades. Essa análise é parte essencial de qualquer planejamento estratégico, visto que é por meio da sua confecção que os gestores conseguem tomar decisões melhores e avaliar os objetivos prioritários da empresa.

Apesar de envolver basicamente outros setores da empresa, a matriz SWOT tem interferência direta no RH e é fundamental para o planejamento do setor. Afinal, é por meio dela que os planos de ação que ajudam a reforçar os pontos positivos e atenuem os negativos serão estabelecidos, bem como reconhecidas as oportunidades e ameaças externas.

Quer um exemplo? As leis trabalhistas tiveram alterações nos últimos meses. Logo, o planejamento estratégico ajuda a fazer o diagnóstico sobre qual o melhor caminho a seguir e quais adaptações devem ser feitas.

  1. Identificação dos responsáveis em cada etapa

O RH não atua sozinho, como reforcei várias vezes neste guia. Nessa etapa, o RH estabelecerá as responsabilidades de cada membro que atuará na aplicação do planejamento estratégico. Para isso, é necessário identificar os cargos-chave para evitar problemas posteriores, como o não cumprimento de alguma ação.

Isso inclui análise da formação, tempo de experiência, evolução no cargo e as colaborações que o profissional dará para a estratégia estabelecida no planejamento. Vale lembrar que a capacidade inovadora, bem como a proatividade, deve ser levada em consideração na hora de fazer essa escolha.

  1. Estabelecimento dos planos de ação

Dada as etapas anteriores, chegamos a um dos pontos mais importantes do planejamento estratégico: o estabelecimento das ações para o atingimento das metas. Com todo o processo feito até aqui, fica mais fácil definir o que deve ser feito e como será feito.

Como se sabe, o RH poderá estar envolvido em diferentes tipos de ações, mas basicamente elas consistem em:

  • Estabelecer planos de treinamento e desenvolvimento;
  • Duração, tipo de treinamento, metas a serem atingidas com eles, entre outros aspectos;
  • Recrutar e selecionar os candidatos.
  • Perfil de candidatos, modelos de processos seletivos, avaliações;
  • Integrar as equipes
  • Estabelecimento de ações em conjunto, programação de processos integrativos, entre outros.
  • Fazer alterações estruturais
  • Inclui as mudanças estruturais da organização, o que faz com que haja remanejamento de pessoal da organização.
  • Alterar o processo decisório (isso não é obrigatório, mas se achar pertinente a empresa pode definir novas lideranças para a equipe e que tragam mais benefícios)
  • Revisar benefícios e salários

Além de justos, os benefícios e salários precisam estar definidos de acordo com o cargo ocupado, a média do mercado, entre outros.

Essas ações são apenas alguns dos exemplos mais comuns do que a equipe deve preestabelecer em seu planejamento estratégico. No entanto, isso variará conforme a estratégia da empresa.

Conclusão

O bom planejamento estratégico impulsiona o crescimento da empresa. Quando eu me referi a um processo que envolve o RH, ele se torna ainda mais importante. Afinal, a área é responsável pelo bem mais precioso de uma organização — os seus colaboradores.

Como visto ao longo do guia, a primeira coisa é entender em que esse planejamento pode ajudar e como. Tal como expliquei, existem vários benefícios que vão desde o maior engajamento até a melhoria na comunicação. Depois é preciso entender os sinais da necessidade do planejamento e, por último, estabelecer um passo a passo para que ele seja de fato um sucesso.

Aliás, para que ele tenha êxito, vale lembrar a necessidade de conhecer os processos gerenciais e produtivos, para só assim estabelecer as metas.

Espero que este guia tenha ajudado você a elucidar questões importantes a respeito do assunto. Continue acompanhando o nosso blog e até a próxima!

Rodrigo Moreti

Rodrigo Piloto Moreti é formado em Publicidade e Propaganda pela ECA/USP e trabalha como redator e roteirista na 99jobs. Acredita que escrever é uma forma de fazer as ideias e as sensações respirarem entre as pessoas. Seu guia de vida:…

Quero saber mais sobre o autor!

Adicionar comentário

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.