Educação Corporativa
Como ter equipes de alta performance por meio de treinamento e desenvolvimento

Como ter equipes de alta performance por meio de T&D?

As ações de treinamento e desenvolvimento são de suma importância para o sucesso de um time que deseja operar em alta performance, mas é preciso saber que as pessoas adquirem novos comportamentos quando são estimuladas a isso.

Antes mesmo de falarmos sobre como ter equipes de alta performance por meio de treinamento e desenvolvimento, precisamos responder a outras duas perguntas que podem ser muito úteis neste contexto. O que são equipes de alta performance? E, porquê as pessoas iriam querer trabalhar em alta performance?

Uma equipe de alta performance apresenta alguns elementos comuns que caracterizam a forma de agir e de realizar seus feitos no dia a dia.

Costumamos chamar de “time” um grupo de pessoas que passou por um processo de alto treinamento e desenvolvimento capaz de modificar o seu processo de autogerenciamento e melhoria contínua. Este time é capaz de resolver problemas prestando atenção à sua própria forma de operar e identificando os elementos que afetam o seu funcionamento. Este time é capaz de realizar suas ações lançando mão da habilidade de diagnosticar os problemas e resolver seus conflitos.

Eles são capazes de interagir e integrar seus conhecimentos, suas múltiplas habilidades, ferramentas, vivências, opiniões e ideais. Um time de alta performance consegue compreender a influência dos valores, pessoais e corporativos, nos resultados, conectando-os, de maneira alinhada à visão do negócio e aos objetivos da companhia.

De certa forma isso pode parecer distante para a maioria dos líderes, mas é importante salientar que cada passo na direção de construir um time será parte deste complexo modo de agir.

Mas, porque um time iria querer operar em alta performance?

Um dos elementos que temos observado é que os times de alta performance querem agir com base no benefício que estão produzindo. Por exemplo, uma empresa que produz cosméticos, produtos de higiene e beleza, na verdade pode criar times de alta performance a partir do momento em que percebem que podem mudar o panorama sobre a beleza em seu país, ou ainda, estão produzindo a felicidade e a autoestima presente na vida das pessoas. No último CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento) o tema central das mais de 300 horas de atividades foi inteiramente dedicado a discutir o tema PROPÓSITO. E este parece ser um dos elementos que tem feito a diferença nestes últimos tempos.

As pessoas querem trabalhar por uma causa, não mais por uma posição de status. Claro que os resultados são importantes e precisa acontecer, afinal, é para isso que as empresas existem, para gerar lucro. Mas não é somente isso que interessa.

Sendo assim, como ter equipes de alta performance por meio de treinamento e desenvolvimento?

A primeira etapa é saber em que estágio os times se encontram na sua empresa, quais são os gaps de desenvolvimento e o que eles já fazem muito bem.

Faça uma avaliação mais aprofundada sobre o relacionamento destes times, como eles enxergam o futuro do negócio e como eles querem se sentir no presente e no futuro.

O treinamento e desenvolvimento pode estar conectado com esses gaps e com essas habilidades existentes.

Alguns temas podem ajudar a dar esse pontapé inicial para a alta performance.

Dedique algum tempo para discutir e fazer o propósito da companhia ficar mais presente na vida das pessoas. Um bom momento para isso é realizar atividade que tenham conexão com o tema nas convenções, que reúne um bom numero de colaboradores. Quando as pessoas experimentam algo elas compreendem mais amplamente o tema. Isso porque a atividade torna-se parte da vivência delas, do histórico de vida. Quanto mais marcante, mais positivo!

Outro tema importante para trabalhar em seus processos de treinamento e desenvolvimento é a confiança do time. As pessoas sentem-se melhor quando elas confiam umas nas outras. Imagine o seguinte: uma área precisa entregar uma determinada meta, os resultados individuais é que vão compor o resultado global, e para isso acontecer as pessoas precisam compartilhar informações. No entanto os profissionais não confiam uns nos outros, não compartilham melhores práticas e não constroem em conjunto o resultado. Isso significa que o trabalho em time não acontece!

As consequências disso são baixa produtividade, índices insignificantes de inovação, altos índices de absenteísmo, brigas e desentendimentos e os resultados da área ficam prejudicados.

Neste passo é importante mostrar para as pessoas a importância dos times colaborativos, que superam desafios de maneira conjunta. Alguns treinamentos podem ajudar a modificar os comportamentos inadequados. É fundamental então trabalhar questões de time como colaboração, a importância e do sentimento de pertencer e a construção e compreensão de um objetivo comum. Há outras competências e habilidade que fortalecem esses elementos de confiança como o equilíbrio entre a entrega de resultado e a geração de relacionamento no longo prazo, a negociação e a percepção de impactos externos quando o time não está alinhado.

Ações de treinamento e desenvolvimento

Existem diversas maneira de realizar ações de treinamento e desenvolvimento sobre o tema, jogos corporativos como por exemplo o Türkiye Bazaar e o Build, aplicados pela Rise Desenvolvimento Humano, empresa especialista em educação experiencial, tratam de uma maneira experiencial e prática sobre o tema. Eles podem ser realizados de maneira isolada, em uma convenção, ou em um projeto de desenvolvimento, fazendo parte de workshops com duração maior.

Outro tema essencial para o desenvolvimento de times de alta performance é a compreensão de como os valores da companhia moldam os comportamentos dos colaboradores. Esta relação entre valores e comportamentos é bastante íntima. Algumas companhias que contam com times de alta performance compreenderam a relação dos valores compartilhados e os resultados que constroem. Elas dedicam tempo a compreender o que é importante (valor) para os colaboradores e os ajudam a conectar seus valores aos da companhia.

As ações de treinamento e desenvolvimento podem contribuir neste tema com ações que estimulem as pessoas a compreender o que é importante para si, compreender, na prática os valores da companhia e conectar aos comportamentos que geram resultados.

Há alguns anos estamos acompanhando uma grande companhia do setor de energia aqui no Brasil. Um dos valores desta companhia é Inovação. Este valor gera comportamentos, como por exemplo, a revisão de processos para reduzir burocracia, adoção de comitês para discutir assuntos estratégicos para a companhia e a implementação de um espaço compartilhado para que os profissionais possam colaborar em projetos de inovação tecnológica. Este é apenas um exemplo de como os valores compartilhados podem influenciar a performance do time, já que eles requerem que as pessoas tenham comportamentos como escuta ativa, habilidades de comunicação e empatia e a vontade de experimentar o novo.

Existe um elemento capaz de alinhar estes dois pontos anteriores, confiança e valores compartilhados: 

A liderança

Os líderes são responsáveis pela perpetuação de atitudes de alta performance. É na liderança que nasce a responsabilidade por resultados únicos obtidos pelas equipes de alta performance. Então treinar e desenvolver a liderança passa a ser quase que uma obrigação nas empresas de sucesso. Líderes que discutem abertamente, que confiam uns nos outros, que compartilham informações e que consideram que os comportamentos observados são de sua responsabilidade.

Costumamos dizer que “num mergulho na piscina, o corpo segue a cabeça!” isso significa que os líderes também precisam treinar e desenvolver novos comportamentos para ampliar a performance do time. Existem três elementos que consideramos chave para os líderes de times de alta performance, elementos que utilizamos no treinamento imersivo Lidere o Presente. A compreensão do propósito da empresa e a conexão com seu propósito pessoal é o primeiro passo. Outra habilidade de liderança necessária é a ampliação do Estado de Presença do líder. Lideres presentes são aqueles que compreendem que estar centrado e conectado com o time faz uma grande diferença na performance. Eles sabem o que precisam conquistar no futuro, mas vivem no presente para construir hoje aquilo que querem ver mais a frente. Isso permite então, o líder ter Visão de Contexto, ele sabe que cada contexto produz emoções e comportamentos diferentes. Isso permite ao líder compreender e manejar o contexto do seu time.

Para realizar isso um líder então precisa ter consciência que qual é a sua verdadeira identidade de líder. Ter clareza de quais são os impactos que sua forma de agir causa no time.

As ações de treinamento e desenvolvimento são de suma importância para o sucesso de um time que deseja operar em alta performance, mas é preciso saber que as pessoas adquirem novos comportamentos quando são estimuladas a isso. Por este motivo as ações de treinamento que mais geram resultados são aquelas que extrapolam a sala de aula, que permitem as pessoas experimentarem novos comportamentos, mas também colocar em prática no dia a dia.

Existe um conceito de treinamento que pode ajudar muito neste processo. O 70-20-10, este conceito diz que apenas 10% de algo que é treinado, verdadeiramente vai acontecer me sala de aula, 20% vem de ações de coaching e mentoria de líderes e pessoas mais experientes e 70% da aprendizagem virá a aplicação prática desses novos comportamentos no dia a dia. É importante que líderes e equipes estejam preparados para este processo de aprendizagem, pois algumas coisas serão corrigidas no meio do caminho.

Conclusão

Esta é a mensagem central, equipe de alta performance sabem que precisam aprender sempre mais e precisam mudar constantemente, eles têm paixão pelo que fazem e sabem que isso é o principal gerador de movimento. Eles sabem que treinar e aprender algo novo faz parte do processo de trabalho e são ávidos por isso.

Artigo escrito por Vitor Rodrigues, Sócio-diretor da Rise Desenvolvimento Humano, uma empresa de treinamento e desenvolvimento corporativo que utiliza a educação experiencial para trazer resultados reais nas companhias, por meio de seu principal ativo, as pessoas.

Quer saber mais como ter equipes de alta performance por meio de treinamento e desenvolvimento? Acesse o blog da Rise e você encontrará tudo sobre treinamento e desenvolvimento, liderança e educação experiencial.

Vitor Rodrigues

Sócio-Diretor de Desenvolvimento e Projetos da Rise Desenvolvimento Humano, uma empresa de treinamento corporativo, que usa a educação experiencial para alavancar os resultados das pessoas e companhias, mobilizando suas equipes através de treinamento e desenvolvimento.

Quero saber mais sobre o autor!

Adicionar comentário

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.