Educação Corporativa
Treinamento e Desenvolvimento em tempos de mudanças diárias

Treinamento e Desenvolvimento em tempos de mudanças diárias

As pessoas são, cada vez mais, o principal ativo de uma organização. Esta é uma sentença comum de se ouvir de líderes ao redor do mundo. Colocaria uma vírgula no final dessa frase e acrescentaria: desde que devidamente capacitadas (através de treinamento e desenvolvimento) e adaptadas a uma realidade em constante evolução e sujeita a mudanças “disruptivas”.

O grande desafio atual é conseguir manter as equipes das empresas bem treinadas e atualizadas com as novidades que, a todo o momento, criam novas demandas de conhecimento e novas oportunidades de negócios.

Geralmente, as empresas trabalham o treinamento como algo que pode ser planejado com grande detalhe e até com bastante tempo de antecedência. Em parte isto é verdade, mas não funciona em ambientes altamente voláteis em que diariamente surgem novas demandas. Então o que fazer para aplicar eficientemente os, sempre escassos, recursos?

Outra questão é: como fazer com que as pessoas se interessem e realmente revertam em resultados os novos conhecimentos adquiridos? Algumas possibilidades para responder adequadamente a estas questões já estão entre nós, mas ainda necessitam ser melhor compreendidas pelas empresas e, em especial, pelos gestores de treinamento e desenvolvimento.

Então, como aprimorar este conhecimento?

Das universidades do Vale do Silício, berço de algumas das empresas mais inovadoras do mundo, vem uma proposta bastante interessante, que é a inversão do modelo de ensino-aprendizado. No lugar de se oferecer aos alunos o conhecimento em blocos previamente formatados e cronologicamente rígidos, o aluno é inserido em algum projeto empresarial (seja um projeto real ou hipotético) e é estimulado a buscar o conhecimento necessário à medida que se depara com a necessidade de resolver os problemas reais que o negócio propõe.

Desta forma, o aluno acessa as bases do conhecimento com muito mais interesse e o aplica imediatamente, transformando-o numa competência e produzindo resultados visíveis. Este processo é feito sob a orientação dos professores e com base em todo um grande conjunto de ferramentas de aprendizado.

Algumas empresas já começam a adotar esta prática, evitando gastos com treinamento e desenvolvimento para pessoas que, possivelmente, nunca vão utilizar os novos conhecimentos ou, quando o fizerem, por já ter passado muito tempo desde o treinamento vão precisar repetir e atualizar o que aprenderam. As universidades corporativas são uma importante solução para desenvolver e colocar à disposição de todos os empregados os conhecimentos de que eles precisam e no momento em que precisarem.

Utilização do EAD

Via de regra, o EAD – Ensino à Distância, também chamado de Ensino Online, tem se mostrado muito eficiente. As novas ferramentas de EAD, se mostram a cada dia mais repletas de tecnologia, interativas, com o uso de princípios de Inteligência Artificial e acessíveis de qualquer lugar, conseguindo dar uma excelente resposta às questões formuladas no início do texto.

Esta tendência de inversão do modelo de ensino-aprendizado, com o uso intensivo de tecnologia, permite às empresas otimizar os investimentos em treinamento, propiciando a cada um aquilo que realmente necessita, no lugar de oferecer o que, um dia, quem sabe, é possível que as pessoas venham a precisar.

Benefícios de um Treinamento e Desenvolvimento

Algumas das melhores universidades brasileiras já adotam esta prática. Os resultados alcançados têm permitido, entre outros: formar profissionais muito mais preparados para atender às necessidades das empresas, portanto, com maior empregabilidade; estimula a criatividade e o empreendedorismo, na medida em que muitos desenvolvem novos negócios ao longo da formação; estimula uma aproximação sadia entre as empresas e o ambiente universitário, cujos alunos, ainda durante o curso são convidados a propor soluções para problemas reais das empresas e, não menos importante, estimula os alunos a se transformarem em desenvolvedores de novos conhecimentos. Enfim, transforma as universidades em espaços de criação e não apenas de transmissão do conhecimento.

Utilizar a mesma dinâmica dentro do ambiente organizacional faz todo o sentido e podem ser esperados os mesmos tipos de resultados obtidos através de treinamento e desenvolvimento. Além de tudo, esta nova abordagem faz com que os profissionais de Gestão de Pessoas procurem se aproximar e entender o negócio com muito mais profundidade, transformando-se em agentes estratégicos no processo de adaptação constante das empresas às demandas dos novos tempos.

Nuno Barbedo

Desenvolveu sua carreira executiva em empresa multinacional de grande porte por mais de 15 anos e foi Co-Fundador e Diretor Executivo de empresa de consultoria voltada a projetos em Gestão de Pessoas e Otimização de Processos Organizacionais, ao final dos…

Quero saber mais sobre o autor!

1 comentário

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.

%d blogueiros gostam disto: