Educação Corporativa
Como melhorar a comunicação entre líder e liderados?

Como melhorar a comunicação entre líder e liderados?

A comunicação possibilita que os colaboradores não se sintam isolados ou sem voz, ela reflete diretamente no resultado e na satisfação dos clientes internos e externos.

Métodos eficazes de comunicação são fundamentais para todos os relacionamentos e para o sucesso profissional. A maneira como você comunica seus pensamentos e sentimentos aos outros e o modo como administra as diferenças são indicadores da qualidade de seus relacionamentos em casa e no trabalho.

A finalidade da comunicação é, portanto, expressar pensamentos, ideias e sentimentos que possam ser compreendidos por outras pessoas.

Uma boa comunicação é um dos caminhos para o sucesso!

A comunicação como alavanca de sucesso no ambiente corporativo

Imagine-se no seu local de trabalho e observe como você se relaciona com as pessoas. A sua comunicação ocorre de forma clara e adequada? Existem conflitos ou desgastes desnecessários? Como você acredita que pode melhorar o relacionamento com seu time?

Uma comunicação clara e eficiente traz uma sensação de transparência dentro do ambiente profissional, tornando as relações interpessoais muito mais assertivas e diretas. Por exemplo: se o líder sabe exatamente o que precisa fazer para atingir determinado objetivo e transmite as informações de forma detalhada, sem rodeios, com clareza e objetividade, as chances de alcançar os resultados esperados são maiores. E tem mais: o ambiente profissional se torna muito mais saudável e propício para a construção de vínculos de confiança mais duradouros. Já o colaborador se sente muito mais tranquilo e seguro, pois sabe claramente o que o líder e a empresa esperam dele e o que está acontecendo não só no seu local de trabalho, mas também tem consciência quanto aos objetivos e desafios da empresa como um todo.

Lembre-se: a comunicação possibilita que os colaboradores não se sintam isolados ou sem voz e, mais do que isso, ela reflete diretamente no resultado e na satisfação dos clientes internos e externos.

E sabe por que estamos dizendo isso?

Quando o colaborador tem consciência do impacto de suas ações, eles tendem a desenvolver um sentimento de pertencimento e proximidade com o líder e com a empresa. E não para por aí: a comunicação tem uma relação proporcional com o engajamento e a motivação, pois as pessoas se sentem importantes para construir relacionamentos duradouros e eficazes.

E como líder, você se preocupa em repassar e reforçar a sua comunicação com os liderados?

Lembre-se de estar aberto para ouvir seu time, sentir como recebem as informações e contribuir para construção de um clima de transparência! Quais são os principais problemas que você encontra na sua equipe relacionados à comunicação? Confira a seguir dicas para melhorar a comunicação com a equipe:

Conheça as pessoas que trabalham com você

É certo que o seu time é composto por pessoas com diferentes perfis comportamentais. Observe quais são os pontos fortes e a melhorar de cada colaborador e atue sobre eles a favor da equipe e dos seus resultados. Por exemplo, se você tem em sua equipe um profissional dinâmico, autoconfiante e que gosta de conversar, ser direto e objetivo, pode não ser suficiente. Neste caso, dê abertura para considerações e tenha paciência para ouvir este funcionário. Essa percepção e adequação da abordagem, de acordo com o perfil das pessoas que trabalham com você, podem favorecer, e muito, a sua comunicação.

Fique atento aos traços comportamentais das pessoas para que elas desenvolvam seus talentos, melhorem a vida e seu desempenho no trabalho!

Avalie os meios de comunicação mais adequados

Hoje as empresas dispõem de diferentes canais de comunicação: telefone, e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens, etc. Analise, primeiramente, qual mensagem deseja transmitir e, em seguida, selecione o canal mais adequado.

Se você deseja transmitir um feedback, certamente que o olho no olho é a melhor maneira! Se você precisa explicar uma tarefa para um funcionário mais experiente, o e-mail ou telefone talvez funcione melhor. E, se mesmo assim, você sentir que ficaram dúvidas ou que o funcionário está inseguro, se coloque à disposição para reforçar o que você precisa pessoalmente. Percebe como o canal de comunicação é muito importante? É mais prático agir certo da primeira vez, do que transmitir a mesma informação por diferentes canais. Pense nisso!

Utilize uma linguagem apropriada

Se o seu público for jovem, utilize uma linguagem mais descolada e atraente, que facilite a interação e o entendimento mútuo. No entanto, se o público for mais formal, utilize uma linguagem mais técnica e sóbria. Fique sempre atento a esta dica.

Tenha objetividade

Falar com clareza e objetividade é muito importante, independente do público-alvo. Uma comunicação clara é aquela que dispensa “rodeios”, que não dá voltas e voltas sem chegar a lugar algum. Para que isso seja possível é importante saber o que se quer falar. Em uma reunião, por exemplo, tome nota dos principais pontos a serem tratados com sua equipe de trabalho.

Aprenda a ouvir

Se comunicar não é apenas falar compulsoriamente, também é ouvir o que os outros têm a dizer. Aprenda a ouvir seus clientes e funcionários. Receba, com atenção, suas sugestões, críticas e elogios e aproveite para tirar possíveis dúvidas que surgirem.

Transmita emoção na mensagem

A emoção é uma das ferramentas mais importantes na comunicação, afinal, ninguém gosta de discursos frios e sem sentimentos. Entusiasmo, seriedade, carinho, tristeza, ou seja, todas as emoções são ferramentas poderosas nas mãos de quem sabe se expressar.

Use da empatia

A capacidade de se colocar no lugar dos outros não é uma virtude apenas de pessoas físicas, mas também das empresas. Na comunicação, se colocar no lugar dos outros é muito importante para se construir um clima de confiança e harmonia na relação, conhecido como Rapport, que é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida!

Já deu para perceber que a comunicação é essencial para o ambiente corporativo e deve ser levada em conta na elaboração de programas de treinamento. A CR Basso pode ajudar você e sua empresa a gerar resultados positivos através das habilidades de comunicação. Converse com um dos nossos especialistas.

Até a próxima!

Rafael Medeiros

Rafael é responsável pela área de Marketing da CR Basso, uma empresa especialista em Treinamentos Corporativos e Projetos de Consultoria. Eleita a melhor Consultoria de Treinamento do Brasil por 2 anos seguidos.

Quero saber mais sobre o autor!

Adicionar comentário

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.