Educação Corporativa
A importância do Endomarketing para uma comunicação eficaz

A importância do Endomarketing para uma comunicação eficaz

Com o avanço da tecnologia, as organizações perceberam a necessidade de se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e o marketing (endomarketing) veio como uma ferramenta indispensável para alavancar o crescimento e desenvolvimento.

Com a entrada do marketing nas empresas, auxiliando na divulgação da marca inicia-se uma reflexão sobre a importância de um clima organizacional interno favorável pois o marketing por si só não atingiria o resultado almejado.

É de grande relevância que ocorra uma comunicação de excelência, eficaz, dentro das empresas, entre todos os setores envolvidos e focados no mesmo objetivo essencial que é o crescimento, desenvolvimento e resultados.

Surge então o Endomarketing focado no cliente interno

Diversas ações de endomarketing são aplicadas nas empresas de acordo com a necessidade específica de cada uma.

Dentre alguns objetivos podemos destacar a melhoria do ambiente interno e fidelização dos colaboradores.

Empresas que praticam o endomarketing despertam no colaborador um sentimento de propriedade em relação à empresa, aumentando o comprometimento, pois conhecem as diretrizes estratégicas, valores, missão e visão. Muitos sentem orgulho em pertencer a empresa.

O colaborador passa a conhecer mais sobre o produto ou serviço, resultado, oportunidades e ameaças, são ouvidos e sugerem ações, nenhuma ideia é descartada. E o principal: recebem feedback a respeito de suas sugestões.

Quando o colaborador conhece bem o produto ou serviço que vende, independente do setor de atuação, o mesmo passa a atuar como vendedor transmitindo com segurança a qualidade do produto ou serviço.

A comunicação interna (endomarketing), está em constante movimento, com práticas inovadoras com custo adequado ao porte e saúde financeira da empresa. Sim, podemos comunicar com poucos recursos, alinhando informações e comunicando de forma clara e objetiva seja através de reuniões breves, jornal mural ou um café da manhã.

Clientes internos têm excelentes ideias, basta saber ouvi-los, envolvendo-os nas discussões da organização.

Uma dica é criar uma campanha interna implementando e premiando as melhores ideias (ideia premiada).

Quem nunca ouviu falar da “rádio corredor”? Pois é, ocorre na maioria das empresas, muita fofoca, boatos e ficamos perdidos sem saber o que é verídico ou não.

Comunicação interna

Com uma comunicação interna clara e fidedigna os ruídos minimizam sensivelmente , diminuindo os riscos de ver os colaboradores perdendo o foco e principalmente, a confiança.

Outro ponto a destacar é a forma de comunicar, com quem quero falar? e qual o melhor canal e linguagem ? Uma vez que temos diversos públicos com linguagens distintas. Conhecer bem estes públicos é de suma importância para garantia do entendimento de todos. Infelizmente algo que deveria ser simples como perguntar aos funcionários o que sugerem como melhorias, o que desejam é muito pouco praticado e as empresas acabam muitas vezes investindo alto em algo que não agrega e não retém talentos.

Devem interessar-se, ouvir, perguntar e fazer uma avaliação dos resultados. Muitas vezes, as pessoas querem mudanças que nem exigem dispêndio financeiro. Sabendo que o endomarketing está diretamente relacionado ao clima organizacional satisfatório, muitas ações além da comunicação propriamente dita já vem sendo praticadas em inúmeras empresas como:

  • Comemorações, Homenagens, Aniversariantes do mês, Aniversário da empresa, Resultados, Datas comemorativas, Mensagem de boas vindas ao novo colaborador, Comunicar e parabenizar promoções, Informar dicas de qualidade de vida, Promover campanhas voltadas para responsabilidade social, Divulgar perfil do colaborador dentre muitas outras.

Independente do porte da empresa, sempre é possível fazer mais com menos.

Reter um bom colaborador é de suma importância, e um endomarketing eficaz pode proporcionar isto.

Todos ganham: empresa, colaborador e cliente externo!

Claudia Rieken

Psicóloga, MBA em Gestão de RH e Gestão Empresarial, Master Coach pela Sociedade Latino Americana Sócia na Claudia Rieken soluções para Desafios em RH, Sócia na Stride Recursos Humanos. Foi consultora interna na Central Globo de Produções, Gerente de RH…

Quero saber mais sobre o autor!

1 comentário

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.

%d blogueiros gostam disto: