Com o avanço da tecnologia, as organizações perceberam a necessidade de se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e o marketing (endomarketing) veio como uma ferramenta indispensável para alavancar o crescimento e desenvolvimento.
Com a entrada do marketing nas empresas, auxiliando na divulgação da marca inicia-se uma reflexão sobre a importância de um clima organizacional interno favorável pois o marketing por si só não atingiria o resultado almejado.
É de grande relevância que ocorra uma comunicação de excelência, eficaz, dentro das empresas, entre todos os setores envolvidos e focados no mesmo objetivo essencial que é o crescimento, desenvolvimento e resultados.
Surge então o Endomarketing focado no cliente interno
Diversas ações de endomarketing são aplicadas nas empresas de acordo com a necessidade específica de cada uma.
Dentre alguns objetivos podemos destacar a melhoria do ambiente interno e fidelização dos colaboradores.
Empresas que praticam o endomarketing despertam no colaborador um sentimento de propriedade em relação à empresa, aumentando o comprometimento, pois conhecem as diretrizes estratégicas, valores, missão e visão. Muitos sentem orgulho em pertencer a empresa.
O colaborador passa a conhecer mais sobre o produto ou serviço, resultado, oportunidades e ameaças, são ouvidos e sugerem ações, nenhuma ideia é descartada. E o principal: recebem feedback a respeito de suas sugestões.
Quando o colaborador conhece bem o produto ou serviço que vende, independente do setor de atuação, o mesmo passa a atuar como vendedor transmitindo com segurança a qualidade do produto ou serviço.
A comunicação interna (endomarketing), está em constante movimento, com práticas inovadoras com custo adequado ao porte e saúde financeira da empresa. Sim, podemos comunicar com poucos recursos, alinhando informações e comunicando de forma clara e objetiva seja através de reuniões breves, jornal mural ou um café da manhã.
Clientes internos têm excelentes ideias, basta saber ouvi-los, envolvendo-os nas discussões da organização.
Uma dica é criar uma campanha interna implementando e premiando as melhores ideias (ideia premiada).
Quem nunca ouviu falar da “rádio corredor”? Pois é, ocorre na maioria das empresas, muita fofoca, boatos e ficamos perdidos sem saber o que é verídico ou não.
Comunicação interna
Com uma comunicação interna clara e fidedigna os ruídos minimizam sensivelmente , diminuindo os riscos de ver os colaboradores perdendo o foco e principalmente, a confiança.
Outro ponto a destacar é a forma de comunicar, com quem quero falar? e qual o melhor canal e linguagem ? Uma vez que temos diversos públicos com linguagens distintas. Conhecer bem estes públicos é de suma importância para garantia do entendimento de todos. Infelizmente algo que deveria ser simples como perguntar aos funcionários o que sugerem como melhorias, o que desejam é muito pouco praticado e as empresas acabam muitas vezes investindo alto em algo que não agrega e não retém talentos.
Devem interessar-se, ouvir, perguntar e fazer uma avaliação dos resultados. Muitas vezes, as pessoas querem mudanças que nem exigem dispêndio financeiro. Sabendo que o endomarketing está diretamente relacionado ao clima organizacional satisfatório, muitas ações além da comunicação propriamente dita já vem sendo praticadas em inúmeras empresas como:
- Comemorações, Homenagens, Aniversariantes do mês, Aniversário da empresa, Resultados, Datas comemorativas, Mensagem de boas vindas ao novo colaborador, Comunicar e parabenizar promoções, Informar dicas de qualidade de vida, Promover campanhas voltadas para responsabilidade social, Divulgar perfil do colaborador dentre muitas outras.
Independente do porte da empresa, sempre é possível fazer mais com menos.
Reter um bom colaborador é de suma importância, e um endomarketing eficaz pode proporcionar isto.
Todos ganham: empresa, colaborador e cliente externo!
[…] Culturas onde há baixa circulação de informação e comunicação interna. […]