Educação Corporativa
Coaching em franquias: aprendizado além do treinamento

Coaching em franquias: aprendizado além do treinamento

De acordo com estudos da Revista Fortune, algumas melhorias significativas são adquiridas a partir da contratação de coaching em empresas.

Conhecimento de gestão de negócios é o mínimo que um profissional que quer empreender deve buscar. Afinal, gerir uma empresa, por menor que ela seja, nunca é uma tarefa fácil.

São muitas as responsabilidades que um empreendedor deve assumir, para que seu negócio tenha um crescimento efetivo e dê certo em um mercado cada vez mais competitivo. Hoje, entretanto, existe um modelo de negócio bastante atraente para aqueles empreendedores iniciantes, que não têm muita experiência de gerenciar uma empresa sozinhos. Esse modelo é o franchising. As redes de franquias existem através da oferta do direito de uso de uma marca à empreendedores que querem se tornar seus franqueados. Franqueados são, em palavras simples, gerentes de unidades de uma marca de franquias. São previamente instruídos, através de um programa de treinamentos, o qual os transmite o know-how para administrar as unidades.

Há quem pense que o programa de treinamentos é o suficiente para preparar um franqueado a gerenciar sua unidade de franquia. É claro, o programa deve ser o mais completo possível, abrangendo todos os processos a serem encarados durante o dia-a-dia de uma loja. Entretanto, imprevistos acontecem. Existirão momentos nos quais alguns problemas irão surgir e nem o treinamento resolverá a questão, bem como nem o suporte da franqueadora será a solução mais eficiente. Nas horas de aperto, é o conhecimento do empreendedor que será posto à prova. Por isso que o profissional antenado, que estuda constantemente, é sempre o mais qualificado.

Aprendizado e aconselhamento constante com o coaching

Uma maneira de desenvolver o aprendizado no âmbito profissional, com a ajuda de aconselhamento experiente, é através do coaching. A prática consiste, justamente, no aconselhamento profissional de um coach, para um profissional em crescimento. No caso do empreendedorismo em franquias, o coach, especializado em gestão de negócios, será como um consultor para o franqueado. A consultoria pode abranger diversos aspectos: desde à forma como o franqueado se porta como gerente e chefe de uma unidade, aos mais variados tipos de decisões a serem tomadas pelo operador.

Muitas vezes, o coaching pode também revelar vocações para o profissional. No caso de insatisfações com uma empresa, o franqueado que faz coaching pode ter auxílio em como proceder, refletindo sobre sua atuação como profissional e sobre sua situação na empresa. Às vezes, o descobrimento pode levar o empreendedor a outros caminhos profissionais – o que não necessariamente vá ser ruim para uma empresa, pois o franqueador poderá contratar um novo franqueado que combine mais com o perfil da companhia.

Que tipo de retorno o coaching pode oferecer para uma franquia?

A ideia comum de coaching que mais ouvimos por aí é a da prática do coaching individual, que visa o crescimento de um único profissional. Mas, o aconselhamento também pode ser pensado levando em conta o retorno que oferecerá para uma empresa como um todo. Não é à toa que, de acordo com estudos da Revista Fortune (2009), algumas melhorias significativas são adquiridas a partir da contratação de coaching em empresas. No estudo, alguns índices surpreendem: a melhoria do relacionamento de trabalho com subordinados chegou a 77%; o relacionamento dos funcionários com os chefes melhorou em 71%; a satisfação dos profissionais com o trabalho aumentou em 61% e seu comprometimento com a empresa também demonstrou uma melhora de 44%. Tudo isso através da consultoria feita com os profissionais das empresas entrevistadas.

Ou seja, em uma rede de franquias, o coaching é uma maneira de não apenas organizar a gestão de unidades, ou a rotina de trabalho de franqueadores, franqueados e funcionários. O aconselhamento direto aos profissionais que trabalham em uma rede pode fazer a diferença na comunicação entre as partes. Muito bem: sabemos que muitas das falhas que acontecem em franquias são provenientes da falta de contato entre franqueador e franqueado, o que origina problemas no suporte, na resolução de problemas e no alinhamento de objetivos como empresa. Contratar um programa de coaching é aproximar os interesses e o trabalho dos profissionais de uma empresa, de uma forma pessoal e direta, através de um aconselhamento bem direcionado e atencioso. Dessa forma, tanto o rendimento dos franqueados é desenvolvido, quanto sua disposição para fazer o melhor serviço para a empresa.

Formas de contratar coaching: assistência pessoal, plataformas online

A contratação de uma associação de coaching, que realize aconselhamentos pessoalmente, periodicamente em uma empresa, é sempre o ideal. Entretanto, sabemos como em uma rede de franquias isso pode ser inviável: as unidades ficam à quilômetros de distância, o transporte custa caro e além de exigir mais gastos da empresa, o coaching acaba não tendo a mesma eficiência, pois muitas vezes não tem a continuidade que possui quando é feito sempre pelo mesmo profissional. A troca constante de coaches não é uma boa ideia por isso.

Por isso, se você é um empreendedor, não desconsidere optar por plataformas online que ofereçam conteúdo de acesso instantâneo, a qualquer lugar e hora, para o aprendizado dos profissionais. O contato através de chamadas de vídeo também é sempre útil, pois reuniões podem acontecer estando os participantes em locais distantes um do outro. Aposte sempre na tecnologia, pois em um universo rápido e exigente como o do mercado, ela pode encurtar caminhos e oferecer soluções de forma mais imediata.

Dario Ruschel

Dario César Ruschel é Administrador com Master em Marketing Estratégico - atua como Consultor Executivo de Empresas, Redes de Franchising e Startups. É Co-Fundador da Central do Franqueado, um sistema online para o gerenciamento de franquias. A plataforma é personalizável…

Quero saber mais sobre o autor!

Adicionar comentário

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.