Educação Corporativa
Como potencializar o aprendizado na era digital?

Como potencializar o aprendizado na era digital?

Dada a nova realidade operacional, a questão fundamental é… 

Como você estimula o aprendizado em um mundo VUCA: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo?

Cada época tem seu próprio contexto, já superamos a revolução industrial, transitamos ainda pela era da informação e estamos chegando na era do Capital Intelectual.

Para esclarecer um pouco sobre cada uma dessas, veja os marcos de cada uma delas:

Na Era Agrária – ganhar dinheiro e sobreviver através da força de nossos corpos e da conexão com a natureza.

Na Era Industrial – Um exemplo seria as primeiras linhas de produção da Ford Motor Company. Sistemas altamente industrializados onde as pessoas se tornaram engrenagens no sistema.

Na Era Informações – Iniciadas com organizações como a IBM. A capacidade de as pessoas usarem suas mentes para mudar dados em todo o mundo em alta velocidade para ganhar dinheiro.

Na Era Capital Cultural – Uma empresa de capital de cultura (empresa de consciência da idade) é uma empresa que conscientemente se torna consciente. Este não é um destino, mas uma jornada.

Toda jornada passa por 3 etapas: A Mudança x Transformação x Evolução

Mudança – Fazendo o que fazemos, mas mais rápido, melhor, mais barato

Transformação – Uma nova forma de ser e fazer

Evolução – mudança + transformação

Contextualizando

Nós como organização, entendemos que a jornada dos nossos profissionais, precisa oferecer não só aprendizado, mas desafio e crescimento em todas as áreas de sua vida.

O nosso contexto pede agilidade para aprender e executar. Mas também a capacidade de observar as experiências alheias e obter aprendizado por meio disso. Por isso ao falar de arquétipo, ouvimos sempre falar em REDE.

Compartilhamento e estímulo em conjunto, um orientando o outro, independente de hierarquia. Processos de mentoring e coaching são ferramentas poderosas para fomentar o desenvolvimento organizacional.

Os conteúdos podem ser consumidos de várias fontes diferentes. Nós acreditamos em algumas metodologias, e a que mais se parece com nosso negócio, tais como:  

Experiência – dia a dia

Exposição – Coach/Mentoring e feedback

Educação – Aulas/treinamento/E learning

Entendemos que o aprendizado precisa ser orgânico, disponível em dispositivos móveis, exponencial e integrado ao nosso contexto. Assim não limitamos, mas estimulamos o auto aprendizado.

Na Stefanini, utilizamos a Edools como plataforma para difundir conteúdos relevantes ao nosso negócio, mas existem diversas iniciativas paralelas das próprias operações, que são promovidas pelos próprios profissionais. Canais no Youtube, grupos de estudo multidisciplinares, confrarias e meetups;

Acreditamos no protagonismo e que cada um pode se desenvolver e aprender da maneira que mais se identifica. Não existe receita de bolo, mas sim o cuidado em entender como funcionam as gerações e como cada um aprende.

Quando a oferta por conteúdo e por programas que estimulem o desenvolvimento for maior, os profissionais poderão escolher qual a maneira ele mais se identifica para consumir e para aprender.

Portanto, potencializar o conteúdo que é oferecido – na era digital – para seus colaboradores só depende de você.

Até a próxima!

Dayanna Rodrigues

Executiva de novos negócios na Gupy, atua com consultoria direcionada para Recrutamento e Seleção através de uma Plataforma Inteligente. Foi Gerente de Desenvolvimento Organizacional da Stefanini, 12 anos de experiência em Recursos Humanos, ocupando posições de liderança e atuando em…

Quero saber mais sobre o autor!

1 comentário

Deixe uma resposta

Quer receber mais conteúdos como esse?

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog.

%d blogueiros gostam disto: